Arrancam na próxima segunda-feira em todo o país, os exames extraordinários da 10ª e 12ª classes segundo deu a conhecer na terça-feira em conferência de imprensa, Jafete Mabote, director Nacional de Exames, Certificação e Equivalências no Ministério da Educação(MIINED).
De acordo com Jafete Mabote, no total estão inscritos 122.189 alunos, ou seja, a 12ª classe tem 92.080 candidatos que vão realizar as provas em 58 centros criados e a 10ª classe com 30.109 candidatos que irão fazer provas em 58 estabelecimentos identificados para o efeito. Na opinião de Mabote, a 12ª classe é a que regista um crescimento explosivo em termos de candidatos pois, em 2008 teve 75 mil concorrentes e este ano subiu para 92 mil candidatos, uma subida que é atribuída ao alargamento da rede escolar, onde mais alunos tem a oportunidade de frequentar a 10ª classe; assim como o facto de muitos alunos com duas cadeiras em dívida na 11ª classe estarem autorizados a realizar exames extraordinários da 12ª classe.
Por exemplo, dos 92.080 inscritos para realizarem exames da 12ª classe, um total de 15.010 vão prestar a prova de Matemática, 12.603 prestarão a de Inglês e 12.219 a de Filosofia Mabote apelou a todos os candidatos para consultarem ainda esta semana as listas com vista a verificar o júri, sendo importante que o candidato fixe bem o seu número, uma vez que a correcção, para o caso da 12ª classe, é electrónica Sobre problemas verificados na correcção electrónica em 2008, Mabote disse que na altura em que foi introduzida a correccao electrónica, “o processo iniciou com uma única máquina de correcção, tendo em 2009 passado para três, o que fez com que grande parte dos problemas ficassem ultrapassados e as provas corrigidas em sete dos quinze dias estabelecidos”.
Quanto ao aproveitamento dos candidatos, Jafete Mabote explicou que nos últimos três anos, “o mesmo não foi superior a 20%; antes tinha sido de 15 e que nos últimos tempos os dados não variam, o que não é satisfatório para o sector que gasta muito dinheiro com o processo”. Sabe-se que no dia 26 de Julho(segunda-feira), os candidatos da 10ª classe farão exames de Português e História; terça-feira serão os de Inglês e Química; enquanto que na quarta-feira as provas de Geografia e Física, na quinta-feira somente Matemática e na Sexta-feira Biologia e Educação Visual.
Já para a 12ª classe, na segunda-feira será a de Português e Introdução à Filosofia; na terça-feira Inglês e Química; na quarta-feira realizar-se-ão as de Francês e Física, na quinta-feira Matemática e História, e sexta-feira Geografia, Biologia e Desenho. Recaorda que os exames extraordinários destinam-se aos examinandos que não frequentam nenhum estabelecimento de ensino que, por si só, buscam conhecimento que são validados pelo Ministério da Educação( MINED).