Os ministros do Ambiente de cinco países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) – Angola, Botswana, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe – vão reunir-se, Quarta-feira (14), na cidade zambiana de Livingstone.
Os cinco países são partes da área transfronteiriça de conservação Kavango Zambezi (KAZA TFCA), uma iniciativa comum de conservação e de desenvolvimento.
A reunião ministerial da KAZA TFCA contará igualmente com a participação dos ministros encarregados da Fauna, dos Recursos Naturais, da Hotelaria e do Turismo.
O tratado de KAZA foi assinado a 18 de Agosto de 2011 em Luanda, Angola, pelos chefes de Estado dos seus países membros.
As razões ecológicas que fundam a criação destas zonas transfronteiriças de conservação (TFCA) são a conservação dos ecossistemas partilhados no plano internacional, tais como as correntes de água e os elementos da biodiversidade; o aumento da zona disponível para a fauna com vista a reduzir os riscos de extinção devidos aos fenómenos estocásticos e o restabelecimento das vias de migrações sazonais.