Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Zambézia: vendaval mata e destrói residências

Um vendaval registado terça-feira passada no distrito de Nicoadala, província da Zambézia, Centro de Moçambique, matou uma pessoa e destruiu cerca de cem residências, indica o balanço preliminar realizado pelas autoridades locais.

A vítima, uma criança de seis anos de idade, encontrava-se no interior de uma igreja quando o tecto da mesma desabou em consequência do vendaval, causando a sua morte. As outras pessoas que se encontravam no interior da mesma igreja sairam ilesas, segundo escreve o jornal “Noticias” na sua edição de hoje. A província da Zambézia, particularmente os distritos de Mopeia, Chinde, Inhassunge e, agora, Nicoadala, tem sido assolada por uma série de vendavais desde Novembro passado.

No total, este fenómeno já provocou um morto e a destruição de 391 casas e quatro salas de aulas. Um vendaval ocorrido em finais do mês passado destruiu 22 casas no bairro de reassentamento de Noroe, no distrito de Mopeia. Em Inhassunge o mesmo fenomeno destruiu quatro salas de aulas, para alem de 269 e outras cem em Chinde e em Nicoadala, respectivamente.

O delegado do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) na Zambézia, João Zamissa, disse que, neste momento, não existe nenhuma pessoa desalojada porque as vítimas do vendaval foram acolhidas por familiares e vizinhos. Entretanto, em Mopeia, a vida das comunidades já voltou a normalidade, uma vez que as vítimas reconstruíram as suas residências. Neste momento, as Comissões Técnicas Distritais de Emergência estão a fazer um levantamento mais exaustivo dos prejuízos provocados pelo temporal, em Nicoadala, Chinde e Inhassunge.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts