A aldeia de Nwadjahane, no distrito de Manjacaze, província de Gaza, acolhe no dia 20 de Junho corrente a primeira edição do Festival Xingomana. O evento decorre sob o lema “Celebrando Eduardo Mondlane”.
Com o objectivo de envolver diversos agrupamentos de dança tradicional, em questã o Xingomana, oriundos de todos os distritos daquela província, o festival irá premiar os melhores conjuntos daquela parcela do país, dado que se assume como uma plataforma de competição entre os envolvidos. A escolha de Gaza, por sinal a terra natal do arquitecto da Unidade Nacional, para a realização deste eventos, enquadra-se nas celebrações da vida e obra de Eduardo Mondlane.
A iniciativa, segundo os seus mentores, visa, por outro lado, candidatar a expressão Xingomana na Lista Mundial do Património Cultural da UNESCO, integrar os conteúdos sobre esta dança nos programas locais, que por sua vez deverá estimular palestras, debates e concursos nas escolas, o que aumentará, não só o conhecimento, mas a viabilidade e a informação sobre a cultura de Xingomana, e a vida de Eduardo Mondlane.
Pretende-se ainda com o Festival Xingomana demonstrar a ligação intrínseca entre a cultura e o turismo.