Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Xiconhoquice do ano: Atraso do salário de Novembro

Xiconhoquices da semana: Funcionários públicos obrigados a participar na campanha eleitoral; Falta..

Com toda justeza de opinião, o atraso do salário de Novembro é, segundo os leitores do @Verdade uma das maiores Xiconhoquices do ano 2013 principalmente por os ministérios da Educação e das Finanças, maiores devedores de funcionários públicos, não explicarem as razões do não pagamento dos salário.

Ainda há funcionários afectos ao sector da Educação, sobretudo dos distritos de Marracuene e Morrumbala, nas províncias de Maputo e da Zambézia, respectivamente, e nalguns pontos das províncias de Nampula e Tete, sem salários de Novembro último, por razões que os ministérios da Educação e das Finanças não explicam.

O @Verdade tem recebido várias queixas de cidadãos que são vítimas desse problema. Em Agosto passado, problemas técnicos verificados no e-SISTAFE originaram atrasos no pagamento de salários e outras despesas do Estado em quase todas as províncias do país.

Nessa altura, Maria Isaltina Lucas, directora nacional do Tesouro no Ministério das Finanças, veio a público explicar que o problema decorreu do facto de o Estado ter decidido aprimorar o funcionamento e desempenho do e-SISTAFE.

Segundo ela, normalmente, o pagamento de salários na Função Pública é feito de 20 a 30 de cada mês. Todavia, alguns trabalhadores afectos ao Aparelho do Estado não têm os honorários de Novembro.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *