Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Xiconhocas da semana: TVM e RM; Gestores das Águas da Região de Maputo; Afonso Dhlakama

Xiconhocas da semana: Lizha James; Atanásio M’Tumuke; Standard Bank

Os nossos leitores elegeram os seguintes xiconhocas na semana finda:

TVM e RM

Os gestores das empresas Televisão de Moçambique (TVM) e da Rádio Moçambique (RM), aqueles que passaram por ali e os estão presentemente no cargo são da pior estirpe, pelo facto de escolherem a dedo e de forma deliberada o que lhes apetece noticiar. As firmas que recebem dinheiro público para subsidiar os serviços de informação e tantos outros devem realizar as suas tarefas com zelo e profissionalismo sem olhar para a cor partidária. Entretanto, a TVM e a RM desdobram-se, sempre, a fazer coberturas dos eventos da Frelimo e ignoram os da Renamo. Não se pode tolerar este tipo de imparcialidade e abuso por parte de quem depende dos nossos impostos para trabalhar. Se os administradores destas duas companhias não sabem como devem agir perante o público, que espera deles brio profissional, rigor e isenção nas suas actividades, que se demitam. Deixem os lugares para quem está disposto a fazer as coisas conforme a ética e o bom senso recomendam.

Gestores das Águas da Região de Maputo

Na última quinta-feira (04), circularam informações segundo as quais cinco trabalhadores da empresa Águas da Região de Maputo foram presos na capital do país pelo Gabinete Central de Combate à Corrupção, acusados de abuso de cargo e de confiança, participação económica em negócios e falsas declarações perante a autoridade pública. A instituição encarregue de lidar com estes assuntos omitiu os nomes dos visados por presunção de inocência mas sabe-se que tais pessoas são o antigo PCA, Frederico Martins, a administradora para a Área de Produção e Suporte, Judite Manhique, e outras pessoas cujos cargos desconhecemos, nomeadamente Inusso Ibrahim e Eugénio Arone Chambul. Os crime de que eles são acusados estão a ser suavizados. Estes senhores, que consideram os cofres das instituições que dirigem um saco azul, desviaram fundos e aplicaram-nos algures em benefício próprio. Eles mal nos provêem de água e ainda nos roubam. Abutres!

Afonso Dhlakama

Prezados gestores deste jornal que nos têm dado a oportunidade de expressarmos as nossas opiniões em torno daquelas pessoas cujas acções são nocivas ao Estado, é possível introduzirem uma outra categoria superior ao Xico, para nomear gente que conste frequentemente nesta secção? Pelos piores motivos, Afonso Dhlakama já foi Xico por diversas vezes, só este ano. Desta vez, o famigerado “Pai da Democracia” está no pódio por causa da sua recente mudança súbita de opinião e ameaçou instalar um Sathunjira 2, ou seja, vai novamente promover uma onda de desestabilização para forçar o Governo e a Frelimo a viabilizarem o projecto das autarquias provinciais para que seja implementado a todo custo. Mas, senhor Dhlakama, pensa que está em que país? Acha justo, na sua idade, gabar-se de ter poderio militar para protagonizar desmandos no seu próprio país e contra os seus irmãos?

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *