Os nossos leitores elegeram os seguintes Xiconhocas na semana finda:
Governo que não revê isenções dos Mega projectos
O Governo da Frelimo é, sem dúvidas, o mais rídiculo da face da terra. Por alguma carga de água, esse bando de Xiconhocas continua a manter os benefícios fiscais para os mega projectos que operam no país. Durante o ano passado, quase todos os mega projectos não pagaram nenhum metical de Imposto sobre a sua Produção (Royalty) e nem sequer o Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA), enquanto os moçambicanos são esmagados com impostos e taxas.
Assassinos de mulher e de filha
Tudo indica que a nossa sociedade anda prenhe de Xiconhocas. Um exemplo disso são os dois indivíduos de 30 e 39 anos de idade que se encontram a contas com a Polícia da República de Moçambique (PRM), nas províncias de Maputo e Manica. Um é acusado de pôr termo à vida da sua esposa e de ferir o filho com recurso a uma facada. O outro é indiciado de agredir fisicamente a sua própria até à morte. A atitude de pura convardia desses dos sujeitos mostra o quão doente está a nossa sociedade.
Orlando Quilambo
O Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Orlando Quilambo, é uma vergonha como académico. O Xiconhoca tem estado a subjugar os funcionários daquela que é a mais antiga instituição de Ensino Superior e a maior do País, desde o CTA, Directores de Faculdades, Chefes de Departamentos bem como alguns Estudantes. Julgando-se rei da universidade, Quilambo reuniu-se com todos os Directores das Faculdades a nível da cidade de Maputo, seus Chefes do Departamento assim como alguns representantes do CTA para lhes injuriar, como se dos seus empregados tratasse. Xiconhoca!