Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Xiconhocas da semana: Arão Nhancale, Cobradores de “chapa”, Polícia de trânsito

Xiconhoca da semana: Mulher que trancou as filhas em casa e ateou fogo; Jorge Khalau prometeu...

Os nossos leitores nomearam os Xiconhocas da semana. @Verdade traça em breves linhas as motivações.

1. Arão Nhancale

O Presidente do Município da Matola é conhecido por dois motivos. O primeiro, dizem os nossos leitores, é a propensão para prometer mundos e fundos. O segundo, acrescentam, é o facto de não cumprir tudo o que promete. Os eleitores, sobretudos os residentes de Nkobe, apontam Arão Nhancale como o Xiconhoca da semana.

Uma das mensagens que recebemos por via electrónica não deixa dúvidas: “O Xiconhoca é Arão Nhancale, presidente do Município da Matola que anda a prometer arranjar a estrada para Nkobe, mas até agora não vemos nada. Já passa muito tempo sem mexerem uma palha. Por favor demita-se”. Acrescenta: “Será que nos votos que lhe fizeram ganhar não existiam os de pessoas de Nkobe? Mais: “Será que a Frelimo nas próximas eleições não irá precisar dos nossos votos?”, questiona.

2. Cobradores de “chapa”

Na semana passada os eleitores elegeram os cobradores de chapa da rota Museu/ Missão Roque. Porém, outros leitores do @Verdade afirmam que “pretendem repor a verdade”. A ideia, dizem, não é desmentir ou desqualificar a informação da semana passada.

“Está correcta, mas peca por ser parcelada. ” Ou seja, aponta os canos para uma rota de um problema que é literalmente de todas. O encurtamento não mora apenas naquele troço. Em as rotas, sem excepção, o encurtamento é a palavra de ordem.

Este pronunciamento não podia ser mais claro: “Os cobradores são todos Xiconhocas, mas não apenas da rota Museu/Missão Roque, da rota Zona Verde/ Xipamanine, Benfica/Khongolote, Benfica/Matola, T-3/Praça dos Combatentes…”

3. Polícia de trânsito

É preciso fazer justiça aos homens da polícia de trânsito (PT). Os nossos leitores garantem que se trata de autênticos Xiconhocas. Muito antes de os agentes da polícia camarária engordarem com o dinheiro dos “chapeiros” deste país, os homens da PT já chafurdavam no mundo da Xiconhoquice.

Ninguém melhor do que eles sabe explorar uma irregularidade de um automobilista. As horas de ponta são disso um exemplo paradigmático: eles não ajudam a fazer fluir o tráfego, detectam irregularidades para amealhar mais algum. As barrigas avantajadas indicam onde guardam o dinheiro que roubam ao Estado e aos cidadãos.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!