Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Xenofobia na África do Sul resulta da falha dos governos no combate à miséria

Os ataques xenófobos que “envolvem pobres contra pobres” na África do Sul, com uma economia mais pujante na África Austral, resultam do fracasso dos governos do continente na luta contra a miséria que ainda flagela os seus povos.

Boaventura Monjane da Via Campesina África, considerou que a xenofobia tem raízes económicas e deriva das desigualdades sociais e económicas que se assistem em África. “Os pobres na África do Sul não entendem por que continuam pobres e estão assim porque não têm acesso à educação e à riqueza produzida no seu país. O Governo falhou na provisão desses serviços”.

“Onde está a União Africana nesta crise?”, questionou Bandile Mdlalose, secretária-geral do Movimento dos Residentes das Favelas, uma organização da África do Sul. “Não está porque é uma organização que está para proteger as elites. Só age quando um deles está em apuros e pouco ou nada faz quando são os pobres que se confrontam…”.

Para o nigeriano Nnimmo Bassey, diretor da Homef, um organismo bientalista local, considerou que a violência de irmão contra irmão deve parar. Mas para tal é preciso que a juventude tenha “uma educação cívica e não uma educação para o diploma…”.

As declarações foram feitas numa conferência de imprensa, em Maputo, pelas organizações da sociedade civil da SADC, à margem do encontro sobre as mudanças climáticas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts