A reabilitação de infra-estruturas desportivas que vão acolher os X Jogos Africanos Maputo 2011 arrancam a partir de finais de Agosto próximo nas cidades de Maputo e Matola e no Bilene e Chidenguele, na província de Gaza. As obras dos 42 projectos de reabilitação estão orçadas em 50 milhões de dólares norte-americanos, montante a ser desembolsado pelo Orçamento Geral do Estado moçambicano, e deverão ficar concluídas até Março do próximo ano.
Por outro lado, segundo o Comité Organizador dos X Jogos Africanos (COJA), decorrem já no Zimpeto, onde prosseguem as obras de conclusão do Estádio Nacional a ser inaugurado ainda este ano, os trabalhos preparatórios para o início da construção da Vila que vai acolher as delegações desportivas que participarão no evento.
As obras, que para além da própria Vila incluem piscinas olímpicas e campos de ténis, serão entregues até 31 de Julho de 2011, cerca de dois meses antes do início do certame, que vai reunir na capital moçambicana a família desportiva africana. No total, serão construídos 848 apartamentos do tipo três, que serão distribuídos em 106 edifícios de três andares cada.
O COJA tem vindo a trabalhar em outras frentes, incluindo áreas de acomodação e alimentação, transporte, saúde, segurança e bem estar, com vista a garantir o sucesso dos X Jogos Africanos Maputo 2011.