Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

Work4Progress já beneficiou mais de 40 mil pessoas

fim-apo-Work4Progress

A iniciativa Work4Progress – Inovação para a Promoção do Emprego, promovida pela Fundação “la Caixa” e coordenada em Moçambique pela Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE), com vista à promoção do emprego e ao aumento dos rendimentos de mulheres e jovens de sectores vulneráveis, tem registado resultados encorajadores desde a sua implementação no País, em 2018, tendo beneficiado, directa e indirectamente, mais de 40 mil pessoas.

Até ao momento, o programa permitiu o desenvolvimento de 223 protótipos e a criação de cerca de 65 mil empregos e projectos com impacto positivo, contribuindo para a melhoria das condições de vida e para a promoção da inovação social em diversas comunidades, impulsionando oportunidades de geração de rendimento sustentável e soluções adaptadas às questões climáticas.

Conforme explicou a directora executiva da FUNDE, Rosânia da Silva, “o grande diferencial do Work4Progress reside no facto de o programa partir da auscultação das comunidades, criar soluções em conjunto com elas e garantir condições para que se tornem auto-sustentáveis, através de metodologias de prototipagem e formação contínua”.

A responsável destacou ainda que a iniciativa aposta em cadeias de valor inovadoras, como a da moringa, que pode ser explorada desde a produção até à transformação, oferecendo novas oportunidades de rendimento para as comunidades.

Em Moçambique, o programa actua em Cabo Delgado e Sofala, em parceria com organizações da sociedade civil como CESAL, Ayuda em Acción, GAPI e Enraiza Derechos, que integram a rede Work4Progress Moçambique, em articulação com outras organizações locais, universidades públicas e privadas, bem como o sector público.

Rosânia da Silva falava, recentemente, durante o seminário de reflexão sobre a plataforma Work4Progress Moçambique, realizado em Maputo, sob o lema “Pelo Fortalecimento do seu Ecossistema e Estabelecimento de Parcerias e Sinergias”. Na ocasião, sublinhou que “após este ciclo, o passo seguinte será reforçar a auscultação das comunidades, para que as soluções respondam às suas verdadeiras prioridades e assegurem, pelo menos, um salário digno e sustentável para os beneficiários”.

Com uma abordagem laboratorial e inovadora, o Work4Progress em Moçambique afirma-se como um programa de referência na criação de emprego de qualidade, na valorização da cultura empreendedora e no estímulo ao desenvolvimento económico inclusivo, consolidando-se como uma plataforma que aposta na co-criação com as comunidades e na sustentabilidade a longo prazo. Promovida pela Fundação ”la Caixa” (Espanha), a plataforma projecto Work4Progress – Inovação para a Promoção do Emprego é um programa pioneiro desenvolvido na Índia, Moçambique, Colômbia e Peru.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *