A Bolsa de Nova York fechou em alta esta segunda-feira, num mercado surpreendido com o bom desempenho da atividade industrial nos Estados Unidos, o que compensou uma fraqueza passageira dos papeis financeiros: o Dow Jones ganhou 0,79% e o Nasdaq, 0,20%.
O Dow Jones Industrial Average recuperou 76,71 pontos a 9.789,44, e o Nasdaq, 4,09 pontos a 2.049,20. O índice ampliado Standard & Poor’s 500 avançou por sua vez 0,65% (6,69 pontos) a 1.042,88. Os gastos com a construção civil nos Estados Unidos registraram uma forte progressão desde setembro. Mas a valorização dos títulos financeiros não foi tão bem.
Os do Citigroup foram cotados abaixo dos 4 dólares pela primeira vez desde agosto, assinalou Scott Marcouiller, da Wells Fargo Advisors. O crescimento da atividade do setor manufatureiro nos Estados Unidos se acelerou mais fortemente que o previsto em outubro, segundo o índice de diretores de compras divulgado pela associação profissional ISM (Institute of Supply Management).
O índice ISM cresceu 3,1 pontos em relação a setembro, ficando em 55,7% em outubro, enquanto os analistas esperavam uma progressão mais modesta, a 53%. Também as boas notícias do fabricante Ford estimularam a confiança: deficitário há três anos, o grupo de Dearborn, subúrbio de Detroit (Michigan, norte), obteve no terceiro trimestre lucro líquido de 997 milhões de dólares.