O vulcão Fogo, na Guatemala, expelia lava e cinza nesta quinta-feira (hora local), o que obrigou a ordem de retirada de cerca de 30.000 pessoas de comunidades próximas, disseram autoridades.
O vulcão, localizado a 40 quilómetros a sudoeste da capital, lançou cinzas em aldeias e casas na região, como Sangre de Cristo, Palo Verde e a população de San Pedro Yepocapa, no departamento de Chimaltenango, disse a Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred).
“O colosso mantém erupção de tipo estromboliana, com explosões moderadas e fortes que alcançam 1.000 metros de altura acima da cratera, formando grossas colunas de cinza que se dispersam no Oeste Noroeste a uma distância aproximada de 12 quilómetros”, informou a Conred.
Os quatro vulcões ativos da Guatemala são conhecidos por terem gerado problemas na capital. Em 2010, a erupção do vulcão Pacaya, quase 40 quilómetros ao sul da cidade, cobriu a área de uma grossa capa de cinza negra, obrigando à retirada de centenas de famílias e ao fechamento do aeroporto.