A Força Aérea da Indonésia está à procura de um avião da AirAsia com 162 pessoas que desapareceu neste domingo, depois que os pilotos pediram para mudar de rumo para evitar o mau tempo durante um voo que saiu da cidade indonésia de Surabaya para Singapura.
O voo QZ8501, da empresa indosnésia AirAsia, um Airbus 320-200, perdeu contacto com controle de tráfego aéreo de Jacarta às 6h17, no horário local, segundo autoridades.
“A aeronave estava na rota do plano de voo apresentado e estava solicitando desvio de rota devido ao tempo antes da comunicação com a aeronave ter sido perdida”, disse a companhia em comunicado.
Não houve sinal de socorro enviado, disse o diretor de transporte aéreo do Ministério dos Transportes da Indonésia, Joko Muryo Atmodjo.
A AirAsia disse que havia 155 passageiros e sete tripulantes a bordo. Ela disse que 156 eram indonésios, com três da Coreia do Sul e um de Singapura, Malásia e França.
Singapura, Malásia e Austrália ofereceram ajuda nas buscas. A Malásia disse que estava a enviar navios e um avião C130, enquanto Singapura também enviou um C130, disseram autoridades.