A equipa da Autoridade Tributária de Moçambique, em Nampula, conquistou, no sábado último (24), na capital zambiana Lusaka, o campeonato da zona 6 em voleibol sénior masculino.
No certame que decorreu de 19 a 25 de Novembro corrente na Zâmbia, os moçambicanos derrotaram na final o Reds Skin do Lesotho, garantido, desta forma, a presença no campeonato africano da modalidade na qualidade de campeão da região.É uma conquista histórica. Reza a história do desporto nacional, no geral, em particular do vólei, que esta é a primeira vez que uma equipa moçambicana vence esta prova, a mais importante a nível da região Austral de África e qualificativa para a continental.
A Autoridade Tributária estreou-se no grupo A com uma pesada derrota diante do Botswana Defense Force, campeão da edição 2011, por 3 a 0. Porém, e ciente dos erros que havia cometido naquele embate, a equipa que voou da província de Nampula até Lusaka cilindrou o Lusaka City e o Stambic do Zimbabwe por 3 a 0 e 3 a 1 no segundo e quarto dia respectivamente.
Qualificada para as meias-finais, a equipa moçambicana defrontou e passou por enormes dificuldades até derrotar os zimbabweanos do Rayls Star por 3 a 2, carimbando o passaporte para a final, onde veio a vencer o Reds Skin por 3 a 1. Quer a Autoridade Tributária (campeã) quer o Reds Skin (vice-campeão) farão parte do próximo Campeonato Africano de Voleibol que ainda está sem data e local marcados.
Os melhores foram também moçambicanos
Para além da conquista da prova, os atletas moçambicanos que mais se destacaram mereceram a distinção por parte da organização do Campeonato da Zona VI de Voleibol Masculino.
O atleta Miguel Carier foi eleito o melhor rematador da prova; Alberto Martinho, o passador; Belton Simion, melhor bloco e Dércio Soares, o Jogador Mais Valioso da Prova (MVP). Destes prémios restaram apenas dois, os de melhores defesa e serviço, arrecados pelas equipas do Botswana.
Importa referir que a equipa da Autoridade Tributária de Nampula fez parte do evento na qualidade de terceiro classificado do campeonato nacional que decorreu na cidade de Maputo no passado mês de Julho. Em femininos, a Universidade Pedagógica, também de Nampula, foi desclassificada ainda na primeira fase (de grupos) do evento.