O antigo presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, avisou que é impossível uma vitória da NATO no Afeganistão. Gorbachev disse que os Estados Unidos não tinham alternativa a retirar as suas forças se quiserem evitar outro Vietname.
Enquanto líder soviético, ele retirou as suas tropas do Afeganistão há mais de 20 anos após uma guerra de 10 anos. Ele elogiou o presidente norte-americano, Barack Obama, pela sua decisão de começar a retirar tropas no próximo ano, mas disse que os EUA iriam ter dificuldades em resolver a situação.
“A vitória é impossível no Afeganistão. Obama está correcto ao retirar as suas tropas. Não interessa o quão difícil seja”, avisou Gorbachev numa entrevista ao correspondente da BBC em Moscovo, Steve Rosenberg.
Gorbachev exprimiu ainda receios pela situação política que se vive na Rússia. “Estou muito preocupado, porque estamos a meio caminho entre um regime totalitário e a democracia e liberdade. A luta continua. Ainda há muita gente na nossa sociedade que teme a democracia e prefere um regime totalitário”.
Ele disse que o partido no poder, liderado pelo primeiro-ministro Vladimir Putin “tem estado a fazer tudo para se afastar da democracia, para ficar no poder”.