Mais de duzentas crianças desfavorecidas do Posto Administrativo de Nihessiue, no distrito de Murrupula, na província de Nampula (Norte de Moçambique), tiveram este ano um Natal diferente dos anos anteriores. A Visão Mundial ofereceu-lhes um almoço de confraternização e falou-lhes sobre os seus direitos.
A Visão Mundial é uma organização não-governamental de ajuda humanitária. Os petizes beneficiários foram seleccionados aleatoriamente, segundo Azevedo Alves, um dos responsáveis da iniciativa. Ele disse ao @Verdade que a partir de 2013, este tipo de convívio terá lugar duas vezes por ano. A primeira será em Junho, mês dedicado à criança. A segunda em Dezembro.
Para além do almoço, cujo objectivo, é melhorar a dieta alimentar do grupo-alvo, foram também divulgadas mensagens de sensibilização sobre a necessidade de se respeitar os direitos da criança.
Algumas crianças entrevistadas pelo @Verdade manifestaram-se satisfeitas com gesto. Sofia Muthola, de 11 anos de idade, disse que é pela primeira vez que participa num almoço similar. A sua família não tem condições financeiras para organizar uma festa de Natal. Neste dia, segundo nos segredou, na região onde reside as pessoas têm o hábito de organizar cerimónias tradicionais.
Para Ancha Francisco, de 15 anos de idade, as mensagens divulgadas sobre os direitos da criança podem contribuir para mudança de mentalidade de alguns pais e encarregados de educação que privam os petizes de muitas coisas, sobretudo aqueles que brigam as filhas a casarem-se precocemente e os que forçam as crianças a abandonarem os estudos para ajudar nos trabalhos da machamba.