Violentos combates opõem desde domingo passado em Almoustarat, na região de Tombouctou (norte Mali), grupos armados do Movimento Árabe de Azawad (MAA) e do Movimento Nacional de Libertação de Azawad (MNLA, independentista), informou, terça-feira, a Agência Maliana de Notícias (AMAP).
Segundo a mesma fonte, os confrontos destes últimos dias fizeram vários feridos e mortos entre os rebeldes do MNLA e provocaram a destruição de dois dos seus veículos, enquanto o MAA registrou feridos, mas sem perdas de vidas humanas.
Os combates foram provocados, segundo fontes locais citadas pela AMAP, por um diferendo entre Árabes e Tuaregues do distrito de Tarkint. A comunidade árabe da zona está dividida entre duas fações rivais do MAA. A fação do chefe tribal Mohamed Ould Mataly, fiel à República, faz face aos apoiantes dum outro chefe, Mohamed Ould Awoyinat, que se juntaram aos separatistas do MNLA.
Foi na localidade de Almoustarat que o legionário francês Dejwid Nikolic foi morto, há uma semana, durante um ataque suicida reivindicado pelo grupo jihadista Al-Mourabitoune do Argelino Mokhtar Belmokhtar.