Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Vinte milhões de euros para espécies faunísticas raras em extinção

O arquipélago das Quirimbas, em Cabo Delgado, que está a ser candidatado pelo Governo moçambicano para figurar na Lista do Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) é uma das três áreas de conservação a beneficiar de 20 milhões de euros de apoio da França para o reforço de acções de salvamento e protecção de espécies faunísticas e plantas raras em vias de extinção, em Moçambique.

Quirimbas está localizado no distrito do Ibo, em Cabo Delgado, e deverá passar, ainda este ano de 2012, a figurar na Lista do Património da UNESCO, segundo fonte segura do Ministério da Cultura, realçando que esforços nesse sentido estão já em andamento.

Refira-se, entretanto, que os cerca de 20 milhões de euros, aproximadamente, 734,8 milhões meticais resultam de um donativo concedido pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para uma maior protecção do Parque Nacional do Limpopo, em Gaza, do arquipélado das Quirimbas, em Cabo Delgado, e da Reserva Nacional do Gilé, na província central da Zambézia.

Segundo Dimitri Kanounnikoff, director daquela instituição financeira francesa, a medida visa proteger vários tipos de espécies de animais e plantas daquelas áreas de conservação ameaçados pelo impacto negativo das mudanças climáticas e pela acção destruidora do homem.

Refira-se que a França apoia a estratégia de desenvolvimento socioeconómico de Moçambique através do apoio financeiro a Infra-Estruturas, Telecomunicações, Energia, Água e Saneamento, Agricultura, Pescas, Saúde e Meio Ambiente.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *