O Ministro moçambicano da Cultura, Armando Artur, considerou o VI festival da cultura realizado em Chimoio, a capital da província central de Manica, de 27 de Julho ultimo a 01 de Agosto em curso, como tendo sido o melhor em relação aos anteriores.Segundo o Ministro, que falou na segunda-feira, em Maputo, a capital do país, que este mesmo sentimento foi expresso por todos os artistas que tomaram parte neste evento. Ele destacou alguns aspectos positivos ocorridos durante o VI festival como é o caso da forma como os participantes foram acolhidos, a interacção entre os grupos culturais que muito contribuiu para a fortificação da unidade nacional.
Na ocasião, o Ministro disse haver necessidade de se criar um gabinete composto por artistas e representantes da imprensa para facilitar a disseminação das realizações culturais no país. De acordo com o Ministro, a tendência do ministério que dirige é traçar novas politicas e criar parcerias com varias instituições afins.
Contudo, ele não deixou de mencionar alguns aspectos que acha que devem ser melhorados, durante os festivais, como é o caso da componente logística, para alem de encontros regulares com a imprensa.