A Venezuela prepara a entrega dum novo carregamento de diesel para a Síria como parte dum contrato que o governo socialista de Hugo Chávez planeia continuar a executar, apesar da atribulada situação política no país, disse um deputado do governo.
A estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) completou, em Fevereiro, o segundo carregamento saindo da refinaria de Puerto la Cruz.
“A informação que nos chegou é que o Negra Hipólita já está nas costas venezuelanas e, segundo o do convénio, a Venezuela está disposta a continuar a fornecer o diesel”, disse à Reuters o deputado Adel El Zabayar, do Partido Socialista Unido de Venezuela, no governo.
“A decisão do Executivo é dar todo o apoio à Siria”, concluiu. O parlamentar não detalhou, no entanto, para quando está programada a saída do carregamento.
O envio de combustível venezuelano para a Síria, que, há 11 meses, está mergulhada numa repressão violenta a manifestantes pró-democracia, contribui para reforçar os laços entre Chávez e o presidente sírio, Bashar al-Assad.