Os espaços reservados à prática do desporto e de lazer estão a ser vendidos, um a um, pelo Municipal da cidade de Nampula, algo que inquieta os representantes dos Núcleos Desportivos naquele ponto do país.
Segundo os desportistas, os parques, jardins e outros lugares de diversão estão a dar lugar a estabelecimentos comerciais, armazéns, indústrias, infra-estruturas de hotelaria e turismo em detrimento da recreação juvenil e infantil. Os jardins localizados no bairro dos Poetas foram vendidos.Em relação ao desporto, os bairros de Natikiri, Napipine, Muahivire, Namutequeliua, arredores da cidade de Nampula, começam a ficar sem lugar para se praticar futebol, por exemplo.
Uma das situações que mais preocupa aos promotores do futebol dos bairros da cidade de Nampula é o facto de o município ter vendido o campo 25 de Setembro a um grupo de empresários. Estes prometeram construir um outro campo a 10 quilómetros da cidade de Nampula, o que ainda não fizeram.
O treinador da equipa “Nova Planta” do Núcleo de Natikiri, Sumaila Gregorio, considera que nos próximos anos não haverá um campo se sequer para a prática do desporto. “Os estádios Francisco Carvalho Durão (vulgo campo do Benfica) e 25 de Setembro já foram vendidos”.
Sumaila Gregorio disse que os dirigentes do Município de Nampula, dos clubes desportivos e os grupos dinamizadores deviam valorizar os recintos desportivos porque são lugares de entretenimento de jovens e crianças. “Nos próximos anos vamos ser todos obesos sem onde correr, treinar nem fazer exercícios físicos”.
De acordo com o presidente da equipa “Nova Planta” de Natikiri, Assamo Ibo Sabonete, ao contrário da venda, os desportistas de Nampula esperavam da Edilidade a revitalização desses mesmos campos.
Artur Eusébio, do Núcleo Desportivo de Muatala, entende que o município devia, no seu plano de redimensionamento de novos bairros, reservar espaços para construção de outros campos em substituição dos que já vendeu.
