Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vencedor do projecto das areias pesadas do Chibuto apurado até Junho de 2012

O Governo moçambicano deverá anunciar, em Junho de 2012, o vencedor do concurso público internacional para apuramento da companhia interessada na exploração do projecto das areias pesadas do Chibuto, na província meridional de Gaza, garantiu a ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias.

Falando ao jornal Correio da manhã, Bias disse que a nova companhia será apurada após o lançamento, em 2011, de um concurso restrito às empresas que anteriormente tinham manifestado interesse e solicitado licenças para a área “e neste momento aguarda-se pela resposta ao concurso”, realçou Bias.

Acrescentou que, segundo o calendário estabelecido, em Abril próximo, serão abertas as propostas e feita a primeira triagem “e os que tiverem requisitos para avançar serão convidados a apresentar uma proposta final, prevendo-se que em Junho do presente ano já tenhamos indicação do vencedor”, explicou Esperança Bias, num outro passo sobre as actuais movimentações à volta da procura de uma companhia interessada na exploração das areias pesadas do Chibuto, em Gaza.

Questionada sobre os motivos da demora do arranque do projecto, Bias disse que uma das razões está relacionada com o facto de as areias do Chibuto apresentarem características diferentes das de Moma, em Nampula, na sua composição, acrescentando que “a planta tem de ter especificações que até recentemente a tecnologia não estava disponível no mercado, o que retraía os investidores, mas já há disponibilidade e acredito que a empresa que vencer estará preparada para processar este minério”.

A outra razão da demora prende- se com questões relacionadas ao mercado e neste momento a procura dos componentes das areias pesadas no mercado aumentou.

Lembrou aquele membro do Governo moçambicano que o último concurso lançado, em 2010, foi cancelado por os concorrentes não terem respondido aos requisitos impostos pelo Governo para a exploração deste mineral.

O projecto das areias pesadas do Chibuto ocupa uma área de onze mil hectares e tem um potencial de pouco mais de 70 milhões de toneladas de ilmenite e já esteve concessionado ao grupo australiano BHP Billiton, decorrente da compra da empresa australiana Corridor Sands, mas a licença foi revogada em meados de 2010 devido ao incumprimento dos objectivos assumidos, nomeadamente, o prazo para o início da operação de extracção.

O Governo moçambicano pretende garantir o prosseguimento dos programas de prospecção e pesquisa dos projectos de areias pesadas do Chibuto, em Gaza, Moebase, na Zambézia, e Jangamo, em Inhambane.

A empresa irlandesa Kenmare Resources está a explorar depósitos de areias pesadas de Moma, na província de Nampula.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts