De Janeiro a Agosto do ano em curso, a Direcção Provincial da Agricultura (DPA) em Nampula vacinou 15.624 cães contra o vírus “esgana”, contra 10.113 em igual período do ano passado. Ainda este ano foram vacinadas 777.348 aves contra a doença de Newcastle e 39.907 bovinos contra a dermatose nodular.
O vírus de “esgana” causou a morte de 500 cães durante o ano passado em Nampula. De acordo com o médico veterinário e chefe da Repartição de Saúde Animal na DPA, Manuel Ambare, controlar o vírus em alusão é uma tarefa difícil porque a sua contaminação ocorre a partir do contacto directo entre cães. E o seu combate requer uma forte colaboração entre os criadores e as autoridades do sector da Agricultura.
A fonte explicou que os animais infectados pelo vírus de “esgana” desenvolvem a febre por um período de uma semana após a contaminação. Passado algum período, o vírus cria lesões graves em diferentes partes do corpo dos cães e a consequente infecção por bactérias nas células nasais e paranasais, nos pulmões, nos olhos e no tracto intestinal, factores que originam a perda de apetite, febres, corrimentos nasais e oculares, muco-purulentos, diarreia, dentre outras doenças que levam à morte do animal.