As pequenas e médias empresas de Moçambique, Zâmbia e Botsuana beneficiam, a partir deste ano de 2012 até 2013, de cerca de 13,5 milhões de dólares norte-americanos concedidos pelo Banco Mundial (BIRD) para reforço de empréstimos dados em forma de crédito por três bancos comerciais activos naqueles três países africanos.
O financiamento é da International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, e insere-se na implementação do chamado Programa Abrangente de Serviços de Consultoria que está a ser desenvolvido pela instituição financeira denominada ABC Holdings Ltd.
O programa vai ajudar os bancos comerciais a aumentarem os empréstimos e adequar os produtos financeiros para as pequenas e médias empresas de Moçambique, Zâmbia e Botsuana no desenvolvimento de serviços de consultoria com a ajuda operacional da ABC Holdings activa naqueles três países onde opera sob a marca BancABC, segundo Douglas Munatsi, director da ABC Holdings Limited Group.
“As pequenas e médias empresas são a espinha dorsal de qualquer economia e acreditamos que o desenvolvimento de uma forte e sustentável carteira destas pequenas e médias empresas irá desempenhar um grande papel no crescimento do BancABC e ter um impacto positivo sobre a situação económica e desenvolvimento desses países”, realçou Munatsi, falando durante a cerimónia de anúncio da disponibilização do empréstimo.
Acrescentou que o programa oferece oportunidade para criação de produtos e processos baseando-se nas melhores práticas regionais e internacionais.
Por seu turno, o gerente da IFC para os mercados financeiros da África Subsahariana, Ian Weetman, disse na mesma cerimónia que a forte presença regional do BancABC vai garantir que o programa venha a alcançar um grande número de pequenas empresas no Botsuana, Moçambique e Zâmbia.
O BancABC é parceiro da IFC na melhoria do acesso ao financiamento e poderá ajudar os empresários a expandirem os seus negócios, criarem mais empregos e melhorarem os seus serviços na África Austral.
Desde 2006, o programa já investiu mais de 100 milhões de dólares norte-americanos e prestou serviços de consultoria para 22 bancos em 14 países da África Ocidental, Central e Oriental, incluindo Benin, Camarões e Nigéria.
A IFC é a maior instituição de desenvolvimento global focalizada exclusivamente no sector privado, ajudando os países em desenvolvimento a alcançar um crescimento sustentável por via do financiamento de investimentos, prestando serviços de consultoria para empresas e governos e mobilizando capital nos mercados financeiros internacionais.
Em 2011 no meio de incertezas económicas em todo o mundo devido à crise financeira internacional, aquela instituição ajudou as empresas a criarem mais postos de trabalho, reforçarem o desempenho ambiental e contribuírem para as suas comunidades.