Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

USD 10 milhões para fábrica de lascas secas de madeira

Uma fábrica de processamento da madeira para exportação deverá ser montada nas proximidades do porto do Maputo por uma firma moçambicano-japonesa denominada Sojitz Maputo Celulose Limitada (SOMACEL).

O financiamento do novo empreendimento está avaliado em cerca de 10 milhões de dólares norte-americanos, segundo a Embaixada do Japão em Moçambique, salientando que a fábrica destina-se à produção de lascas secas de madeira, componentes usadas na produção de papel, segundo aquela fonte diplomática.

Para o efeito, a SOMACEL deverá adquirir madeira em bruto no mercado doméstico e na província sul-africana de Mpumalanga e fazer aproveitamento das plantações de eucaliptos existentes no reino da Suazilândia para produção de lascas de madeira.

Este novo empreendimento empregará cerca de 70 assalariados e terá capacidade anual de produção de cerca de 200 mil toneladas daquele produto para fabrico de papel no Japão.

A concretizar-se o projecto, este será o primeiro do género em Moçambique e em África, em geral, segundo ainda a Embaixada do Japão no Maputo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts