A Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) anunciou, esta quinta-feira (15), em Maputo, a disponibilidade de 10 milhões de dólares, para financiar, por um período de cinco anos, o programa de fortalecimento da media em Moçambique, cuja implementação está a cargo da IREX.
A IREX é uma ONG internacional que trabalha no desenvolvimento dos meios de comunicação social, da sociedade civil e da educação.
O Embaixador dos Estados Unidos da América (EUA), Douglas Griffths, manifestou, no lançamento do aludido programa, o seu comprometimento no apoiar aos órgãos de comunicação social na missão de informar e formar a sociedade.
Arild Drivdal, representante da IREX, disse esperar que os media contribuam mais no desenvolvimento social. Para impulsionar este desiderato mais capacitações a jornalistas vão acontecer.
Para Ezequiel Mavota, director do Gabinete de Informação (GABINFO), “o objectivo principal deste programa é fortalecer a media em Moçambique, onde a comunicação social é ainda caracterizada por muitas lacunas, mas tem muitos potenciais a serem explorados. Que o valor do apoio venha servir os interesses da comunicação”.
O juiz do Tribunal Supremo dos EUA, Stephen Breyer, recorreu à constituição do seu país para mostrar a importância dos media numa sociedade, tendo dito que sem a Imprensa ninguém exprimiria as suas ideias e, por via disso, não haveria democracia.