Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

UP abre dentro de semanas cursos de doutoramento

O Reitor da Universidade Pedagógica de Moçambique, Rogério Utui, afirmou em Nampula que aquela instituição do ensino superior vai dentro de semanas abrir oficialmene um curso de doutoramento ligado à “Educação e currículo” com vista a dar vasão e oportunidade aos moçambicanos de terminarem os seus estudos dentro do território nacional.

Utui afirmou ainda que nesta primeira fase espera que participem do curso de doutoramento entre quinze a vinte pessoas devido a exigência que o grau tem e por não ser curso de massificação. “O curso de doutoramento não é um programa de massificação e para qualquer pessoa mas sim aqueles que estão preocupados em superar os desafios de investigação e qualidade do ensino daí que os que tiverem a oportunidade de entrar no primeiro programa serão pessoas dotadas de conhecimentos para o curso”, disse.

Rogério Utui deixou claro que os doutoramentos abrem de dois em dois ou três em três anos, como forma de permitir o acompanhamento dos doutorandos devido à pressão que são impostos os estudantes e os formadores. Utui referiu que com a introdução daquele programa de doutoramento pretende melhorar a qualidade do ensino a nível daquela instituição do ensino superior e de todas escolas do território nacional, visto que é aquela instituição que esta virada ao processo do ensino-aprendizagem de professores de todas as áreas do ensino. “A UP esta mais virada no processo de qualidade, e isto envolve apetrechamento das salas de aula, bibliotecas laboratórios e professores dotados de conhecimento nas áreas em que estão virados”, afirmou.

Num outro ponto o nosso entrevistado, disse que a sua instituição está neste momento virada ao treinamento de docentes com apoio de outras universidades parceiras a nível de mestrados para mais uma vez dotar de conhecimento como forma de melhorar a qualidade de ensino para com os seus estudantes. “Estamos a introduzir novos cursos tendo em conta toda a demanda social em termos de quadros de várias áreas”, acreditou. Utui avançou que o curso superior é um treino universal em que todos formados no ensino superior podem trabalhar em diferentes áreas da sociedade, dai que apesar de muitos educandos que ali passaram não estão somente dedicados ao ensino mas sim na área económica, social, política entre outros sectores.

O reitor da Universidade Pedagógica disse ainda que espera que os formados naquela instituição do ensino superior estejam dotados de conhecimento sobretudo de investigação cientifica para que consigam auto-superar-se na luta contra a pobre que assola grande parte de moçambicanos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts