O Conselho de Representação do Estado da Cidade de Maputo manifestou interesse em estabelecer uma parceria com a Universidade Politécnica, com vista à formação de agentes de Estado afectos nas áreas de educação, saúde, emprego e assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Esta intenção foi manifestada, quarta-feira, 11 de Abril, em Maputo, pelo secretário de Estado da Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, durante a sua visita à Universidade Politécnica, com o objectivo de aprofundar os mecanismos de colaboração e articulação com aquela instituição privada de ensino superior.
Na ocasião, Vicente Joaquim referiu ser do interesse do Governo explorar o contributo que a Universidade Politécnica pode dar para a adopção de estratégias mais adequadas direccionadas ao desenvolvimento da capital do País em vários domínios, com particular destaque para os agentes do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC).
“Propomos a introdução de cursos direccionados aos nossos funcionários em áreas específicas da corporação, nomeadamente o Serviço Nacional de Investigação Criminal, no domínio de tecnologias de informação e comunicação, devido aos desafios que enfrentam diariamente na sua actuação”, explicou Vicente Joaquim.
Por sua vez, o reitor da Universidade Politécnica, Narciso Matos, disse que a sua instituição está aberta para colaborar nesse sentido, estando, também, desejosa em trabalhar em conjunto com as demais instituições da cidade de Maputo. “Como tiveram a ocasião de ver, existe um potencial para direccionar cursos especiais para agentes do Estado em vários sectores. Por outro lado, é do nosso interesse que os nossos estudantes concluam a sua formação estagiando nas instituições da Cidade de Maputo”, concluiu o reitor.