A Universidade Politécnica está a coordenar a implementação, em Moçambique, do programa National Multiplication Trainings (NMT), uma iniciativa internacional que visa reforçar a qualidade, a gestão académica e a internacionalização das instituições de ensino superior nos países do Sul Global.
Como parte das actividades previstas no âmbito do programa, a Universidade Politécnica participou, entre os dias 21 e 26 de Julho último, numa formação internacional de formadores do NMT, realizada na Universidade de Potsdam, na Alemanha.
O evento, inserido num esforço global promovido pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Académico (DAAD) e pela Conferência de Reitores da Alemanha (HRK), no contexto do programa Diálogo sobre Estratégias para o Ensino Superior (DIES), contou com a participação de representantes de 15 países de África, América Latina e Sudeste Asiático.
Representada pelo respectivo vice-reitor, Cristiano Macuamule, a Universidade Politécnica lidera o projecto em colaboração com docentes da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e da Universidade Zambeze (UniZambeze).
Intitulado “Formação em Garantia da Qualidade Interna para Elevar a Excelência nas Instituições de Ensino Superior Moçambicanas”, o projecto tem como foco o desenvolvimento de capacidades em matéria de garantia interna da qualidade, o fortalecimento da gestão académica e a promoção de estratégias sustentáveis de internacionalização institucional.
Para o ano de 2026, estão previstas diversas actividades no âmbito deste programa, incluindo dois workshops presenciais na cidade de Maputo e sessões de mentoria virtuais, envolvendo docentes, gestores e técnicos de diferentes instituições de ensino superior moçambicanas. A abordagem inclui, ainda, a elaboração de projectos de mudança institucional, orientados por mentores internacionais, num espírito de colaboração Sul-Sul e triangulação com universidades europeias.
Segundo o vice-reitor da Universidade Politécnica, coordenar esta iniciativa ao nível nacional constitui um grande desafio e, simultaneamente, um privilégio, na medida em que contribuirá para o fortalecimento da qualidade interna, da gestão académica e da capacidade de internacionalização das instituições de ensino superior.
“Estes elementos são pilares essenciais para garantir a excelência no ensino superior nacional. Este é um momento estratégico para partilhar saberes, consolidar redes e inspirar mudanças concretas”, afirma Cristiano Macuamule.
O National Multiplication Trainings é um programa internacional concebido para multiplicar, ao nível local, os conhecimentos adquiridos por antigos participantes dos cursos DIES, promovendo lideranças transformadoras no ensino superior. A sua coordenação internacional é assegurada pela Universidade de Potsdam, através do Center for Quality Development (ZfQ), com financiamento do DAAD e do Ministério Federal da Cooperação Económica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).
A liderança da Universidade Politécnica reafirma o seu compromisso com a excelência académica e com o fortalecimento do ensino superior moçambicano, contribuindo, dessa forma, para mudanças estruturais e transversais.
