O Instituto Médio Politécnico (IMEP), uma unidade orgânica da Universidade Politécnica, vai introduzir, na sua delegação de Tete, a partir de Agosto próximo, três novos cursos, nomeadamente, de Técnicos de Farmácia, Técnicos de Análises Clínicas e de Enfermagem de Saúde Materno-Infantil (SMI).
O curso de Técnico de Farmácia permite o exercício de actividades de serviços farmacêuticos, nas unidades sanitárias de qualquer nível de atenção em saúde e ainda actuar em farmácias e empresas de importação e exportação de medicamentos e artigos médicos, órgãos locais e centrais de regulamentação, fiscalização e supervisão de actividades farmacêuticas.
Por sua vez, o curso de Técnicos de Análises Clínicas permite a realização de funções ao nível dos conhecimentos, habilidades e atitudes confiáveis na colheita de espécimes biológicos, determinação analítica dos exames e entrega atempada dos resultados.
Já o curso de Enfermagem de SMI possibilita o desempenho de funções ao nível das maternidades e consultas preventivo-curativas de SMI nos hospitais rurais, provinciais, centrais e centros de saúde.
Permite ainda desenvolver funções ao nível da administração, gestão e coordenação do programa integrado de SMI, saúde escolar e do adolescente.
Importa realçar que o IMEP é um estabelecimento de ensino médio direccionado ao ensino técnico-profissional, para formação, aperfeiçoamento e reciclagem de profissionais em diferentes áreas, com a duração de três anos. Funciona nos turnos laboral e pós-laboral, sendo o nível de ingresso a 10ª classe ou equivalente.