A União Europeia (UE) aprovou, esta quarta-feira (07), 36 milhões de euros em subvenções à integração regional na Comunidade para Desenvolvimento da África Austral (SADC). O montante é para incrementar a integração e o desenvolvimento da região e desenvolver a capacidade institucional do secretariado da comunidade e dos estados membros, incluindo a sociedade civil.
Segundo um comunicado enviado ao @Verdade, ao todo foram assinados três acordos tidos como um marco importante na cooperação entre a UE e a SADC. O primeiro refere-se à Cooperação Política Regional, no valor de 18 milhões de euros, e destina-se a reforçar a capacidade da SADC no desempenho do seu mandato na área da política, governação, paz e segurança na região.
O segundo assentimento é a respeito do Programa de Desenvolvimento da Capacidade Institucional, orçado em 12 milhões de euros, centrar-se-á no reforço da capacidade do secretariado da SADC para promover o crescimento económico equitativo e o desenvolvimento socioeconómico sustentável nos quinze países membros da SADC.
O terceiro apoio incide sobre o Fundo de Cooperação Técnica, no montante de seis (6) milhões de euros, contribuirá para melhorar a coordenação, harmonização e desenvolvimento de vínculos entre os estados membros e a região.
Na ocasião, o Secretário Executivo da SADC, Tomaz Salomão, disse que os acordos demonstram um compromisso mais profundo da parte da União Europeia em reforçar o senso de pertença da SADC, os seus sistemas, o desenvolvimento de capacidades e a eficácia da ajuda.
O Embaixador McGovern afirmou que, “apesar da situação económica na União Europeia, era importante que esta mantivesse a sua promessa a parceiros seus como a SADC. A UE colheu várias lições da sua experiência de integração e está feliz em partilhar essas experiências com países do Continente africano e não só. Trabalhando em conjunto com os países da África Austral, pode assegurar um clima de paz e segurança, criando, desse modo, condições de prosperidade para todos”.