Morreu nesta terça-feira (19) um cidadão moçambicano com covid-19 na Sede do Distrito de Palma, na Província de Cabo Delgado. Na Cidade de Maputo foi internado o primeiro doente com o novo coronavírus, porém o Ministério da Saúde não revela em qual unidade sanitária nem em que bairro o indivíduo reside. Foi ainda diagnosticado o 79º trabalhador da petrolífera Total infectado na Península de Afungi.
A Directora Nacional de Saúde Pública anunciou: “há registo de um óbito, em portador assintomático de covid-19. Trata-se de um indivíduo do sexo masculino, moçambicano, com idade entre 40 e 49 anos, de Palma Sede, diagnosticado no dia 15 de Maio de 2020. O mesmo cumpria isolamento domiciliar, esteve sempre assintomático para qualquer sinal ou sintoma sugestivo de infecção da covid-19”.
“Hoje, por volta das 11 horas, deu entrada na unidade sanitária local inconsciente e o óbito aconteceu poucos minutos depois da sua entrada. O quadro clínico apresentado nas últimas horas sugere que a causa do óbito tenha sido por uma outra patologia e não directamente relacionada a covid-19”, detalhou a Dra. Rosa Marlene.
Este cidadão falecido aos 40 anos de idade, tal como dos outros oito infectados na Sede do Distrito de Palma, terá contraído o novo coronavírus, de acordo com as autoridade de Saúde, em contacto como trabalhadores da construção civil que recentemente realizaram obras públicas naquela região da Província de Cabo Delgado.
Ainda nesta terça-feira (19), “na Cidade de Maputo foi hoje internado um doente portador de infecção de covid-19, trata-se de um indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade moçambicana, com idade compreendida entre 60 e 69 anos, diagnosticado como sendo portador de covid-19 no dia 18 de Maio de 2020. O mesmo encontra-se em observação e cuidados médicos para o diagnóstico final”, informou a Directora Nacional de Saúde Pública que escusou a indicar a unidade sanitária onde o individuo foi internado assim como o bairro onde reside.
Este paciente internado faz parte de uma das seis novas cadeias de transmissão da covid-19 diagnosticadas na capital moçambicana num “bairro populoso” não revelado.
A Dra. Rosa Marlene divulgou ainda que dos 256 testes realizados no Instituto Nacional de Saúde, e mais nove testados no sector privado, apenas foi diagnosticado mais um novo infectado pela covid-19, elevando para 146 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique, onde 122 são de transmissão local e 24 casos importados.
O mais recente infectado é “um indivíduo de nacionalidade Belga, na faixa etária de 25 á 34 anos e que resulta da re-testagem, dos casos em quarentena, de Afungi. O mesmo não apresenta sintomatologia e encontra-se em isolamento domiciliar na cidade de Maputo”, portanto trata-se do 79 trabalhador da petrolífera Total a ser diagnosticado com covid-19 em Moçambique.