Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

UFDG ameaça fazer de Conakry cidade morta segunda-feira

A União das Forças Democráticas da Guiné (UFDG) de Cellou Dalein Diallo, candidato à segunda volta das eleições presidenciais, ameaçou sábado, declarar Conakry cidade morta segunda-feira próxima se seus militantes detidos pela Polícia não forem libertados “num breve prazo”.

Durante um comício na sua sede em Hamdallaye, a UFDG afirmou que os seus militantes, de que não fornece nenhuma cifra, foram “injustamente detidos”.

Os fulos, que constituem maioritariamente a base eleitoral da UFDG, estão muito presentes no comércio, no transporte e na palnificação, nomeadamente em Conakry.

Adiada para uma data ulterior, a segunda-volta, que estava prevista para este domingo, oporá Cellou Dalein Diallo e Alpha Condé, líder e candidato da Coligação do Povo da Guiné (RPG).

Sábado último, os militantes dos dois partidos brigaram nas ruas de Conakry onde um simpatizante da RPG, Ahmadou Tall, de 37 anos de idade, foi morto a tiro, perto da sede do seu partido onde o seu líder animava um comício de sensibilização, apelando para a calma e a moderação.

Várias pessoas dos dois campos foram feridas, a Polícia deteve diversos militantes dos dois partidos, alguns dos quais eram munidos de armas brancas, de tesouras e de fisgas.

Na sequência destes confrontos, o Governo realizou um conselho extraordinário de ministros que decidiu a suspensão da campanha eleitoral para prevenir qualquer confronto violento.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts