Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

“Txuna Maputo com o Verde”: Mais de 2.000 árvores de sombra vão ser plantadas ao longo da Estrada Circular de Maputo

fds-sb-plantio

O Standard Bank e o Conselho Municipal da Cidade de Maputo lançaram no sábado, 9 de Dezembro, em Maputo, o projecto “Txuna Maputo com o Verde”, que preconiza o plantio de um total de 2.056 mudas de acácias, jacarandás, eucaliptos, casuarinas, palmeiras leque e terminálias, ao longo de 13.448 metros lineares, na Estrada Circular de Maputo.

A iniciativa, que se enquadra no programa de responsabilidade social do banco, conta com o apoio da Rede Viária de Moçambique (Revimo) e da embaixada do Ruanda. A mesma abrange o troço entre as rotundas da Casa Jovem e Zimpeto, até Marracuene e tem por objectivo assegurar a promoção e recuperação do parque arbóreo da cidade de Maputo por forma a mitigar os efeitos das alterações climáticas.

Intervindo na cerimónia de lançamento da iniciativa, marcada pelo plantio de 250 mudas, o director de Marketing e Comunicação do Standard Bank, Alfredo Mucavela, lembrou que o banco já plantou mais de 15 mil árvores em parceria com municípios, no âmbito da sua actuação socialmente responsável.

“Trabalhamos com o município da Beira, na reposição das árvores afectadas, aquando da passagem do ciclone Idai. Fizemos, igualmente, muito trabalho com o município de Maputo, onde plantámos mudas nas avenidas da Marginal, Joaquim Chissano e Eduardo Mondlane, entre outras, além do trabalho feito com o município da Matola. Estamos muito satisfeitos com os resultados da nossa intervenção”, frisou.

Por seu turno, Silva Magaia, vereador do Ordenamento Territorial, Ambiente e Urbanização do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, disse que a Estrada Circular de Maputo não é apenas uma pista para a circulação de veículos automóveis, mas também uma estrutura que convida os munícipes a viverem perto dela, bem como caminhar: “Esperamos que a semente que hoje lançámos seja um sinal de que é possível transformar esta estrada num parque verde, particularmente nas suas partes laterais e, desta forma, trazer um espaço saudável para os que nelas caminham ou se exercitam”, indicou.

Para o presidente do Conselho de Administração da Revimo, a concessionária da Estrada Circular de Maputo, Constantino Gode, o plantio de árvores ao longo da via vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, além de “conscientizar a todos nós sobre a importância da adopção de práticas e comportamentos ambientalmente sustentáveis. A Revimo reafirma o seu compromisso de continuar a trabalhar com o Conselho Municipal de Maputo e com todas as partes interessadas, no sentido de assegurar a materialização desta iniciativa”. Usando,

igualmente da palavra, o encarregado de negócios da embaixada do Ruanda em Maputo, Francis Kagame, referiu que a arborização constitui uma das soluções para a poluição ambiental, subida da temperatura, entre outros problemas, que podem afectar a humanidade. Ao longo da circular de Maputo, segundo avançou, as árvores ora plantadas vão permitir a conservação dos solos, a protecção das ruas, assim como contribuir para a beleza da cidade de Maputo.

Abordada após ter plantado duas árvores, a estudante da Universidade Pedagógica, Saugina Castro disse: “Deixei tudo esta manhã e vim cá para participar nesta iniciativa. Como podemos constatar, caminhar à berma da circular é um castigo, pois nos expomos a um sol intenso já que não há sombra, situação que não aconteceria se existissem árvores ao longo do passeio. Acredito que dentro dos próximos cinco anos, este sofrimento vai acabar, uma vez que teremos sombra, proporcionada por estas árvores”, concluiu.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *