O microblog Twitter e a rede NBC são alvo de muitas críticas no próprio Twitter, esta Segunda-feira (30), depois de terem se unido para apagar mensagens dum jornalista britânico que criticava a cobertura olímpica do canal de TV dos EUA.
A conta de Guy Adams, correspondente do jornal londrino The Independent em Los Angeles, foi suspensa depois de ele escrever, Sexta-feira (27), um tuíte que revelava o email de Gary Zenkel, presidente da NBC para Olimpíadas.
Adams foi um dos muitos usuários do Twitter nos EUA que reclamaram da NBC por não transmitir ao vivo a cerimónia de abertura da Olimpíada de Londres, preferindo esperar até o horário nobre dos EUA.
“O homem responsável por a NBC fingir que a Olimpíada não começou ainda é Gary Zenkel. Diga a ele o que pensas! Email: Gary.zenkel@nbcuni.com”, tuitou Adams.
A conta de Adams e seus tuítes tornaram-se invisíveis. Mas, numa reviravolta irónica, o incidente tornou-se viral, Segunda-feira, e o nome “Guy Adams” entrou para os “trending topics” mundiais.
Em email a Adams, o Twitter informou que o repórter teve a conta suspensa por violar as “regras do Twitter”, uma vez que é proibido divulgar certas informações sobre terceiros, como o endereço electrónico.
A NBC confirmou ter enviado uma queixa ao Twitter.