No dia em que a conta do jornal @Verdade ultrapassou os 50 mil seguidores o Twitter ampliou, nesta segunda-feira(19), o espaço disponível para escrever mensagens na rede social ao não contabilizar no limite de 140 caracteres os arquivos agregados, as hashtags ou os links enviados pelos usuários.
“Demais o que está a acontecer”, afirmou a companhia ao anunciar a mudança que já tinha sido antecipada há vários meses. As novas características serão implantadas em nível mundial e poderão ser utilizadas também no aplicativo do Twitter para iOS, Android, Tweetdeck e o site “Twitter.com”.
Não se trata, portanto, de eliminar o limite de 140 caracteres, mas de permitir um aumento da capacidade de expressão dos seus usuários.
Há alguns meses, o executivo-chefe do Twitter, Jack Dorsey, afirmou ao anunciar a intenção de aplicar a modificação que se trata da mudança “mais notável nos tempos recentes” e que já tenta “oferecer às pessoas completa expressividade dos 140 caracteres”.
A conta @verdademz foi criada cerca de dois anos após o surgimento do Twitter, que completou uma década de vida neste ano, e transformou-se num fenómeno cultural.
Segundo dados de Junho deste ano, o Twitter tem 313 milhões de usuários activos no mundo todo, sendo que 82% deles utilizam a rede social por meio de smartphones.