Soldados etíopes fortemente armados e escoltados por veículos blindados entraram nesta terça-feira na Somália e estabeleceram postos de controle em estradas perto da cidade de Beledweyne, afirmaram testemunhas à AFP.
“Vi soldados etíopes controlando passagens em Kalabeyrka. Eram muitos e tinham blindados, incluindo caminhões grandes equipados com defesas antiaéreas”, afirmou Mohamed Sheikh Abdi, passageiro de um autocarro que seguia para Beledweyne. “As forças etíopes controlam a passagem dos veículos na zona de Kalabeyrka.
Perguntam aos motoristas de onde eles vêm, mas não param ninguém”, contou o caminhoneiro Abdurahman Afey. “Nos informaram que a Etiópia deslocou centenas de soldados e 12 veículos blindados em Kalabeyrka, mas, até o momento, não sabemos nada sobre suas intenções”, declarou à AFP um líder local de Beledweyne, Abdinur Moalim Omar.
A cidade de Kalabeyrka fica 20 quilômetros ao norte de Beledweyne, perto da fronteira etíope. Os insurgentes islamitas somalis iniciaram em 7 de maio uma ofensiva sem precedentes para tentar expulsar do poder o presidente, Sharif Sheikh Ahmed.