Uma tripulação totalmente feminina vai disputar a regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race em 2014-15, disseram os patrocinadores suecos da equipe, esta Terça-feira (21).
Será a primeira tripulação totalmente feminina nesse percurso de 72,2 mil quilómetros desde 2001-02. Antes, um barco só com mulheres disputou a prova em 1989-90.
As dez integrantes serão escolhidas, próximo ano, entre velejadoras de vários países. Elas terão patrocínio da multinacional sueca SCA, fabricante de produtos de higiene.
“Já faz muito tempo”, disse Knut Frostad, chefe-executivo da Volvo Ocean Race, sobre a última tripulação totalmente feminina na competição.
“Há 50 por cento da população que não tem sido representada, então este é um grande dia para a regata.” A competição, disputada a cada três anos, começou em 1973, com o nome de Regata Whitbread de Volta ao Mundo.
A equipe feminina será a primeira a inscrever-se na 12a edição. Para reduzir os custos, os organizadores anunciaram em Junho que os barcos participantes serão todos de 65 pés, opção que exige menos força física dos velejadores, facilitando a participação feminina.

