Uma missão empresarial desloca-se à Índia, de 30 de Setembro a 3 de Outubro próximo, por ocasião da visita do Presidente da República, Armando Emílio Guebuza, àquele país asiático. Liderada pelo Presidente da CTA, Salimo Abdula, esta missão empresarial conta com a participação de 36 empresários dos mais diversos sectores de actividade, donde se destacam o comércio internacional, serviços, turismo, agricultura, construção, transportes, minas, energia e pecuária.
Organizada pela CTA – Confederação das Associações Económicas de Moçambique, em parceria com o CPI, IPEX e GAZEDA, espera-se que sejam criadas oportunidades para o estabelecimento de parcerias entre empresas de ambos os países, aproveitando o grande potencial, nível de industrialização e competitividade internacional que os indianos atingiram.
Dados recentes indicam que a Índia tem a 10ª maior economia do mundo, sendo a segunda que mais cresce (7,4% no ano fiscal de 2009/ 2010), com uma qualidade de serviços e Indústria altamente referenciados.
Durante a missão, serão organizados três seminários económicos e “Bolsas de Contacto”, nas cidades de Nova Deli, Ahmadabad (Gujarat) e Mumbai, respectivamente.
Refira-se que, para além do PR e da delegação empresarial, tomarão parte nesta visita presidencial, outros membros do Governo, como os Ministros da Indústria e Comércio, Agricultura, Recursos Minerais, Transportes e Comunicações e o Director-Geral do CPI.