O vencedor da Volta da França Alberto Contador foi suspenso provisoriamente por suspeita de doping após um exame ter revelado a presença de uma “concentração muito pequena” de um agente anabólico durante a prova, informou a entidade dirigente do ciclismo internacional esta quinta-feira.
O espanhol, que tornou-se tricampeão da Volta da França neste ano, realizou o teste antidoping no segundo dia de descanso da corrida, e a contraprova confirmou a presença de clenbuterol, disse em comunicado a União Internacional de Ciclismo (UCI). “O ciclista, que já havia encerrado sua temporada no esporte antes da divulgação do resultado, foi suspenso formalmente e temporariamente como determina o Código Mundial Antidoping”, disse o comunicado.
Numa coletiva de imprensa lotada realizada em um hotel de Pinto, sua cidade natal, Contador disse a jornalistas que o teste positivo teria sido causado pelo consumo de carne contaminada. “É um caso de intoxicação alimentar, na qual eu sou a vítima”, disse o ciclista. “Se as pessoas acreditam em mim ou não, eu sei que posso manter minha cabeça erguida e não tenho nada a esconder.”
A concentração do clenbuterol no teste A de Contador foi “400 vezes menos que os laboratórios de antidoping credenciados pela Agência Mundial de Antidoping poderiam detectar”, disse o comunicado da UCI. “Quatro laboratórios no mundo têm o equipamento necessário para detectá-lo, e em qualquer outro teria sido indetectável”, disse Contador.
“É um erro verdadeiro. O sistema é bem questionável e não foi mudado. Não posso tolerar a ideia de uma possível sanção.”