Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Tribunal zimbabweano liberta trabalhadores da saúde

Um tribunal do Zimbabwe libertou esta segunda-feira, sob fiança, seis trabalhadores da saúde, que incluem quatro norte-americanos, acusados de distribuição de antiretrovirais sem licença.

Os seis, que foram libertados por 200 dólares de cada fiança, são membros voluntários de um serviço de saúde da Califórnia baseado em Christian, que trabalham em duas clínicas no Zimbabwe com órfãos de Sida e pacientes seropositivos.

O Zimbabwe tem uma das maiores taxas de HIV no mundo e a destruição do seu sistema público de saúde durante uma década de crise económica tem deixado muito dependente das organizações doadoras e das instituições da Igreja, para os serviços essenciais de saúde.

O grupo, que nega as acusações, compreende um médico, duas enfermeiras e um voluntário da comunidade dos Estados Unidos, mais um médico do Zimbabwe e outro da Nova Zelândia.

Eles foram presos em Harare, na sexta-feira sob a acusação de distribuição de medicamentos aos pacientes com Sida em estabelecimentos não licenciados para o fazer, e sem supervisão de um farmacêutico.

O advogado dos trabalhadores da saúde, Jonathan Samkange, disse que enfrentaram uma multa por serem considerados culpados. “Estou realmente envergonhado porque o Estado decidiu acusá-los.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts