A Administração Nacional de Estradas e o Fundo de Estradas lançaram um concurso público para a concessão dos troços Maputo- Maxixe, Beira-Machipanda e Vanduzi- Changara.
Intervencionadas recentemente pelo Estado, as referidas vias vão passar a ser geridas em regime de concessão com vista a garantir a sua adequada manutenção e consequentemente, melhorar as condições de circulação e respectiva segurança.
O troço Maputo-Maxixe faz parte do eixo rodoviário principal entre o Sul- Centro-Norte, enquanto que os restantes ligam com o “hinterland”, nomeadamente com o Zimbabwe, no caso do Vandúzi- Changara e Beira-Machipanda.
Segundo foi revelado ao Jornal “Notícias” pelo Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Estradas (FE), Francisco Pereira, a mencionada concessão deve acontecer ainda este ano e enquadra-se nos esforços do Governo visando manter padrões de manutenção altos, contribuindo, deste modo, para a segurança rodoviária.
Acrescenta a fonte que o concurso ora lançado visa, numa primeira fase, a pré-selecção das firmas, organizações ou consórcios com experiência na operação de concessões de estradas. Posteriormente, a ANE e o FE vão abrir um novo concurso para contratos apenas para as firmas que tiverem sido pré-seleccionadas. A submissão das propostas para a primeira fase deve acontecer até 11 de Outubro.
Para efeito de concurso, foram determinados dois lotes, incidindo o primeiro na Estrada Nacional Número 1 (Maputo-Maxixe) e o outro nas Estradas Nacionais Números 6 (Beira- Machipanda) 7 (Vanduzi-Changara).