A Transitex, operador logístico e transitário especializado no transporte internacional de carga porta-a-porta, pretende colocar a sua experiência na área de transporte ao serviço do sector de Petróleo e Gás em Moçambique, que pode tornar-se o principal produtor e exportador de Gás Natural Liquefeito (GNL) da África Austral e Oriental e um dos maiores do continente, dadas as suas reservas, associadas à posição e localização, consideradas estratégicas.
Membro da Yilport, um dos maiores operadores de portos e terminais de contentores do mundo, a Transitex afigura-se como um parceiro estratégico para entregas deste importante recurso energético em mercados asiáticos e europeus, tais como Turquia, terminais nórdicos e península ibérica.
Ainda no que diz respeito ao sector de Petróleo e Gás, de acordo com Edel Mirco, responsável comercial para Zona Norte de Moçambique, “a empresa pode, ainda, intervir na mobilização de maquinaria em todos os regimes, temporário e definitivo, assim como auxiliar nos processos de aquisição de materiais de reposição e reparação de equipamentos, desde o transporte com recolhas na origem até ao desembaraço aduaneiro em todos os pontos do País”.
Entretanto, porque Moçambique se destaca na região através dos seus portos, a Transitex está envolvida no transporte de ferro-cromo e carvão mineral de Mpumalanga, na África do Sul, ao Porto de Maputo, com recurso a uma frota de 40 camiões.
A Transitex refere ainda que “brevemente, estará a trabalhar num projecto de extracção e exportação de lítio, uma substância que está a ser altamente procurada, no mercado mundial, para o fabrico de baterias para carros eléctricos e máquinas. São baterias resistentes e menos poluentes, sendo, por isso, amigas do ambiente”, acrescentou Edel Mico.