Três acidentes de viação e igual número de feridos graves e a detenção de oito indivíduos por prática de actos que atentaram contra a ordem, segurança e tranquilidade pública, é o rescaldo policial referente às últimas 48horas na capital moçambicana, Maputo.
Na cidade de Maputo não houve registo de casos criminais relevantes e que tenham manchado as festividades da passagem de ano e de entrada para o Ano Novo. Valeu, para o efeito, a intensificação da patrulha, segundo a Polícia da República de Moçambique (PRM).O porta-voz do Comando da PRM na capital do país, Orlando Modumane, faz, por isso, um balanço positivo. As vítimas dos referidos sinistros rodoviários encontram a receber cuidados médicos no Hospital Central de Maputo (HCM).
A perturbação da ordem, segurança e tranquilidade públicas por parte dos indivíduos que se encontram detidos consistiu no arremesso de garrafas e queimada de pneus nas vias de acesso da urbe, contou o porta-voz.
Houve objectos pirotécnicos recolhidos pela corporação porque os seus proprietários teriam efectuado lançamentos antes da hora recomendada: dez minutos antes da meia-noite do dia 31 e dez depois, disse Modumane.
A fiscalização rodoviária incidiu sobre 480 condutores submetidos aos testes de álcool, dos quais 11 acusaram positivo e foram multados.