As companhias aéreas africanas registaram um aumento de 21,3 porcento do seu tráfego em Junho último, anunciou a Associação Internacional do Transporte Aéreo (AITA), indicando que esta progressão se deveu sobretudo à organização do Mundial de futebol na África do Sul.
A AITA sublinha que a procura de passageiro internacional aumentou 11,9 porcento em relação ao mês de Junho de 2009, ao passo que o tráfego de frete registou um incremento de 26,5 porcento. “A indústria continua a recuperar da crise mais rápido do que previsto, mas com disparidades regionais enormes. A Europa recupera 50 porcento menos rápido do que a Ásia com um aumento dos passageiros de 7 porcento contra 15,5 porcento na Ásia”, declarou o diretor-geral da AITA, Giovanni Bisignani.
Exceto a Europa, todos os outros continentes registaram um crescimento de dois dígitos em matéria de tráfego de passageiros. “A questão é saber durante quanto tempo a indústria aérea vai manter este crescimento de dois dígitos. A confiança no setor continua elevada e não há indício de que este relançamento vai durar mais tempo.
Com os programas de relançamento dos Governos que perdem o seu dinamismo, aguardamos por uma certa desaceleração nos próximos meses”, acrescentou o diretor-geral da AITA.