A montadora japonesa Toyota anunciou esta terça-feira um recall de quase 400.000 veículos híbridos em todo o mundo, principalmente a última versão do Prius, por um problema no sistema de freios, além de um novo problema no modelo Camry vendido nos Estados Unidos.
A empresa passa por um verdadeiro inferno astral, após o recall de milhões de veículos em todo o mundo provocados por falhas no pedal do acelerador e um problema no tapete do motorista. Os modelos híbridos afetados pelo problema são o Prius, o SAI, o Lexus HS250h e o Prius PHV (uma versão do Prius pouco vendida, cuja bateria pode ser carregada em uma tomada comum). A medida afeta 223.068 carros no Japão e 147.500 nos Estados Unidos, segundo a empresa, líder mundial do setor.
“A Toyota começarará a prevenir seus clientes nesta terça-feira por meio das concessionárias e estas aplicarão as medidas de reparo, uma intervenção de 40 minutos por carro, a partir de 10 de fevereiro”, explica um comunicado divulgado pela montadora. Algumas horas depois, a empresa anunciou um recall de 7.300 modelos Camry nos Estados Unidos em consequência de um problema n sistema de direção hidráulica que afeta os freios.
O objetivo da medida é inspecionar um tubo da direção automática que pode entrar em contato com um conduto dos freios dianteiros, explicou a montadora. O problema pode causar um buraco no sistema de freios e o vazamento de óleo, aumentar a rigidez do pedal e aumentar a distância de freagem do veículo. A medida envolve os Camry produzidos desde o início de 2010 e vendidos nos Estados Unidos.
Após o anúncio, o presidente da Toyota afirmou em uma entrevista coletiva que que a empresa fará o possível para recuperar a confiança dos clientes. Akio Toyoda, que preside o grupo fundado por seu avô, anunciou ainda que viajará aos Estados Unidos para explicar o recall de milhões de veículos afetados por problemas técnicos. “Lamento muito as inquietações e os problemas que criamos a respeito da segurança e da qualidade”, declarou Toyoda.
“Vamos redobrar nosso compromisso com a qualidade, que constitui o centro de nossa empresa, sob minha direção”. “Vamos trabalhar o assunto com os distribuidores e fornecedores. Juntos faremos todo o possível para recuperar a confiança de nossos clientes”, concluiu Toyoda.