Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

 
ADVERTISEMENT

Todos os dias são dia de prevenir o cancro da mama

Todos os dias são dia de prevenir o cancro da mama

Celebra-se hoje, dia 30 de Outubro, o mês da Prevenção do Cancro da Mama. A prevenção continua a ser o melhor caminho, pois o diagnóstico precoce aumenta a probabilidade de cura.

Sabe que o cancro da mama tem cura quando descoberto na sua fase inicial? Por isso, nós as mulheres devemos fazer o auto-exame todos os mês, de preferência três dias depois da menstruação.

Caso já não tenha menstruação, faça o exame no primeiro dia de cada mês. O diagnóstico precoce do cancro da mama é fundamental, pois aumenta as hipóteses de cura. Evita que o cancro se espalhe para outras partes do corpo, favorecendo o prognóstico, a recuperação e a reabilitação.

O cancro da mama é muito frequente em Moçambique. Em Maputo, nos últimos dois anos, foram diagnosticados 238 casos, na sua maioria detectados numa fase muito avançada.

Eis alguns dos conselhos indicados pela Associação de Luta Contra o Cancro da Mama (ALCC).

Como fazer o auto-exame:

1.Coloque-se frente ao espelho;

2.Levante o braço esquerdo colocando-o por cima da cabeça, e com a mão direita vá para mama esquerda procurando caroços ou outras alterações;

3.Palpe também a axila do mesmo lado;

4.Repita o mesmo exame do outro lado;

5.E por fim palpe também a região acima das clavículas.

Se encontrar alguma alteração, dirija-se à unidade sanitária mais próxima. Faça regularmente o auto-exame da mama e contribua para sua saúde e para a luta contra o cancro.

Quais são os sintomas mais comuns no cancro da mama?

•Aparecimento de nódulo/endurecimento da mama ou debaixo do braço (na axila);

•Mudança no tamanho ou no formato da mama;

•Alteração na coloração ou na sensibilidade da pele da mama ou da aréola;

•Corrimento pelo mamilo, com ou sem sangue;

•Retracção da pele da mama ou do mamilo.

Dez mitos sobre o cancro da mama

1.É impossível sobreviver ao cancro da mama Falso.

2.Auto-exame reduz risco de o contrair Falso. É importante saber que o auto-exame por si só não reduz o risco de ter cancro e tão-pouco substitui o diagnóstico médico.

3.É sempre hereditário Falso. Apesar de esta ideia ser comum, o código genético é responsável por menos de 20% dos casos de mulheres com cancro da mama.

4.Mamas grandes aumentam o risco Não é verdade. O tamanho da mama não tem qualquer tipo de influência no risco de desenvolver cancro de mama.

5.Dores na mama são sintoma Falso. Dor é um sintoma raro no início. Mas se há dor é aconselhável ir ao médico.

6.Pode ser causado por desodorizantes Falso. A investigação científica não faz qualquer relação entre ambos os factores.

7.Stress pode causar cancro da mama Não é verdade, embora haja quem atribua ao stress o desenvolvimento de cancro da mama. Aliás, os cientistas não encontram qualquer relação entre os dois factores.

8.Sutiãs com caixa aumentam o risco Falso. Usar sutiãs, com ou sem armações, não leva ao desenvolvimento de cancro da mama.

9.Só as mulheres têm cancro da mama É raro, mas os homens também podem ter cancro da mama.

10.Vitaminas podem evitá-lo Não há dados suficientes a comprovar que tomar suplementos de vitaminas reduza o risco de desenvolver cancro da mama.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!