No âmbito do projecto de pintura de obras de arte com a temática associada ao novo Coronavírus, o artista plástico Pedro Mourana (PMourana), em parceria com a empresa Tmcel-Moçambique Telecom, encontra-se a pintar um total de quatro (4) quadros, que deverão ser oferecidos, posteriormente, a instituições ainda por identificar, depois de o primeiro ter sido doado ao Ministério da Saúde (MISAU), uma das entidades, senão a principal, na linha da frente no combate a esta pandemia.
Trata-se de uma iniciativa que visa transformar em arte a fase que a humanidade está a atravessar devido à Covid-19, caracterizada por restrições, distanciamento físico, isolamento social, entre outras medidas.
As obras, segundo o artista, servirão para sensibilizar as pessoas no sentido de continuarem a observar as medidas recomendadas pelas entidades sanitárias, bem como a pautarem por comportamentos socialmente responsáveis, de modo a travar a propagação da doença e a mitigar os seus efeitos.
Através dos quadros, PMourana pretende, igualmente, imortalizar este momento, apesar de representar uma das piores fases da humanidade. “São momentos que não devem ser esquecidos. Daqui a 100 anos, por exemplo, vão saber que, em 2019, o mundo foi assolado por esta doença”.
PMourana referiu-se também à parceria com a Tmcel, que, na sua opinião, constitui uma oportunidade para o artista continuar a dar azo à sua criatividade. “É um estímulo à arte e ao artista. O momento é difícil mas a arte não deve parar, e o papel do artista é de produzir. Sem parcerias deste género o artista não tem como criar, principalmente nas actuais condições”.