Tiros intensos foram ouvidos, na tarde desta Segunda-feira (19), na parte congolesa fronteiriça com a cidade ruandesa de Gisenyi, mergulhando no pânico um grupo de alunos que fazia a sua prova do fim de estudos secundários, noticiou a imprensa local.
Os primeiros tiros foram ouvidos por volta das 15:00 horas, no distrito de Rubavu, donde alguns projécteis provenientes da República Democrática do Congo (RDC) foram lançados, declarou à imprensa o presidente da Câmara Municipal do distrito, Cheikh Hassan Bahame.
No entanto, o responsável administrativo ruandês não precisou se estes projécteis foram lançados a partir do campo rebelde ou das tropas fiéis congolesas que continuam a beneficiar do apoio da Missão da Organização das Nações Unidas para a Estabilização da RDC (MONUSCO).
Na noite da Segunda-feira, a Rádio Ruanda relatou que as autoridades administrativas do distrito de Rubavu pediram aos habitantes desta localidade ruandesa transfronteiriça com a RDC para tratar das suas ocupações diárias, garantindo que a situação de segurança está sob controlo no país.